Imagem: Guilherme Schaefer/Divulgação
Isabela Freire Braga
Livro-reportagem
27/06
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um livro-reportagem que irá trazer perfis das seis mulheres que deram início ao projeto “Baile Místico”, com o objetivo de valorizar o patrimônio natural, histórico e cultural, no viés mito-mágico, da Ilha de Santa Catarina. São elas: Isabel Orofino, Sílvia Lenzi, Sandra Ramalho, Vera Collaço, Sandra Makowiecky e Sandra Meyer.
O Baile Místico surgiu em 2019, visando discutir os 125 anos da Revolução Federalista e a criação de uma “Festa da Magia” na ilha, em contraponto às festas importadas, como, por exemplo, o Halloween. A proposta foi inspirada no conto “Baile das Bruxas em Itaguaçu”, de Gelci José Coelho. O movimento, que reivindica um museu para a obra de Franklin Cascaes, promoveu diversas ações culturais, como exposições de arte, debates e cortejos alegóricos, e propôs a criação do “Outubro Místico”, projeto de lei aprovado pela Câmara em 2021, que tem como um de seus objetivos difundir a cultura mitológica local.
Os perfis pretendem enfatizar aspectos da vida pessoal, da trajetória profissional e da personalidade das seis perfiladas que estão relacionados de alguma forma ao importante trabalho de preservação e valorização da cultura local desempenhado por cada uma delas e também qual foi a contribuição de cada uma delas para o movimento.
Palavras-chave: jornalismo; perfil; mulheres; cultura; lendas; mitologia.
Banca Examinadora:
- Valentina da Silva Nunes (Orientadora)
- Fernando Antonio Crocomo (Professor JOR/UFSC)
- Tattiana Gonçalves (Professora JOR/UFSC)