Imagem: Igreja Remanescente Dualista dos Primogênitos
Ana Carolina Gouvêa Dias
Livro-reportagem
03/07
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um livro-reportagem sobre a relação entre famílias e suas casas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, em 2022, dos 74,1 milhões de domicílios no país, 47,3 milhões eram imóveis próprios e já pagos. No período de 2016 a 2022, a quantidade de domicílios próprios quitados baixou, enquanto o percentual de domicílios alugados subiu. Em paralelo a isto, mais de 281,4 mil pessoas encontram-se em situação de rua, de acordo com um levantamento divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em dezembro de 2022.
A necessidade de ter um lar é talvez um dos únicos sentimentos que atravessa todas as classes sociais. E por isso, representa um dos maiores sonhos, mas também um dos maiores desafios para os brasileiros. Dessa forma, a proposta deste material jornalístico é apresentar diferentes perspectivas da complexa interação entre sete famílias e suas casas, considerando o entorno da residência e os aspectos emocionais, culturais e físicos que a compõem.
Utilizando referenciais teóricos da arquitetura, análise de dados do IBGE 2022, do Censo de Moradia QuintoAndar e pesquisa de campo. Um material relevante para estudantes, jornalistas, profissionais da arquitetura, e áreas relacionadas, bem como para todos que desejam compreender esta relação. Uma oportunidade de expandir o entendimento sobre o papel vital que as casas desempenham no ato de habitar e de promover ambientes residenciais mais saudáveis e satisfatórios.
Palavras-chave: Livro-reportagem; Casa; Lar; Habitação; Espaços Residenciais; Casa Brasileira.
Banca Examinadora:
- Carlos Augusto Locatelli (Orientador)
- Daisi Irmgard Vogel (Professor JOR/UFSC)
- Simone Bobsin (Jornalista Convidada)