Imagem: Pessoas vestidas de drag queen comemoram o Carnaval no Rio de Janeiro, Brasil, em 1980 (National Geographic Brasil)
Mariana Oliari e Marcos Albuquerque
Vídeo documentário
05/07
Em formato de documentário, esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) narra a trajetória de Selma Light, mulher transgênero, drag queen e ativista, voz proeminente do movimento LGBTQIA+ de Florianópolis, Santa Catarina. A construção da narrativa biográfica revisita momentos determinantes da carreira de Selma, como o período em que viajou com companhias de teatro, sua primeira vez montada como drag queen e a estreia como artista performista. Indissociáveis, sua vida pessoal também é explorada, desde sua infância, no interior do Rio Grande do Sul, até a aceitação de sua identidade de gênero. Seu trabalho atual acrescenta um novo desafio na luta da comunidade LGBTQIA+ na capital catarinense: ela ocupa um cargo público, nunca antes alcançado por uma pessoa trans, e tem poder decisório para fazer avançar a luta da comunidade LGBTQIA+ na capital catarinense.
O documentário foi montado com base em entrevistas com a protagonista e fontes relacionadas, enriquecido com um acervo de imagens inéditas de Selma e um amplo arquivo como fotos e vídeos.
Palavras-chave: Jornalismo, Documentário, Transsexualidade, LGBTQIA+, Selma Light.
Banca Examinadora:
- Melina Ayres (Orientadora)
- Fernando Antonio Crocomo (Professor JOR/UFSC)
- Isabel Colucci Coelho (Professora JOR/UFSC)