TCCs antigos são usados para formar novos jornalistas

Você sabia que os TCCs podem ser usados em sala de aula para formar novos jornalistas? 

É isso que o professor Fernando Crocomo faz na disciplina de Grande Reportagem em Vídeo, ministrada no semestre 2024.2. 

Foram 10 TCCs em formato de grande reportagem em vídeo (ou documentário) escolhidos para apresentação em sala. Os estudantes assistem, conversam com os autores e debatem sobre a produção, o caráter e o resultado do trabalho. 

Dessa forma, é possível manter a memória e o contato com os egressos do JOR/UFSC. E, assistindo alguns TCCs em vídeo, os graduandos ficam mais familiarizados com o que esse trabalho pode ou deve ser em questões de qualidade de informação e ética, por exemplo. 

Confira o depoimento de alguns egressos entrevistados para essa disciplina. Eles falam um pouco sobre a produção dos TCCs.

Foi uma correria porque assim, a gente não tinha roteiro pronto e a gente gravou muita coisa. Gravamos 45 horas. Não façam isso! A gente não tinha um pré-roteiro, a gente saiu gravando enlouquecidamente e depois a gente começou a montar o roteiro, então o Zé [Hamilton Ribeiro] mesmo falou ‘Vocês são loucas, vocês estão fazendo uma novela’, porque a gente gravou 45 horas para fazer 45 minutos, era muito trabalho, sabe?” – Sarah Espíndola 

José Hamilton Ribeiro: o repórter

TCC de Sarah Espíndola e Ludmilla Gadotti Bolda

Orientação: Fernando Crocomo

“É essencial escolher um tema que a gente se apaixone por ele, tenha tesão de ir atrás das coisas, se envolver mesmo com o tema. Caso contrário, nós não vamos colocar o suor necessário para fazer aquilo acontecer, explorando todos os caminhos que aquele tema nos proporciona. Mas também não é bom se envolver tanto a ponto de não enxergar o que ele realmente é. Tem que equilibrar o envolvimento com os fatos” –   Luiz Tasso Neto

Volta à Ilha em 16mm

TCC de Luiz Tasso Neto

Orientação: Fernando Crocomo e Áureo Moraes 

“Eu tinha medo da auto traição do editor. Quando você conhece demais sobre um assunto,  tudo vira óbvio. Então, eu precisava que isso não acontecesse, porque eu tinha feito a pesquisa, o roteiro, tinha gravado, estava editando. Eu precisava que qualquer pessoa que sentasse para assistir entendesse do que eles estavam falando. Então eu editava uma versão, mostrava pro meu irmão, aí meu irmão hiper crítico com tudo assistia e falava o que ele achava” – Paula Barbabela

Berro 

TCC de Paula Barbabela e Marina Simões

Orientação: Fernando Crocomo

Você pode gostar também

ANSIEDADE COM O TCC?

A produção e a apresentação do Trabalho de Conclusão...

Para não esquecer: mulheres e a Doença de Alzheimer

Imagem: Hospital São Bento Menni Júlia VenâncioGrande Reportagem em Texto09/08 Este...

Podcast: Papo Oncológico

Imagem: InCop Paulista Hillary MarcosPrograma de Rádio09/08 Este Trabalho de...

À distância: O novo horizonte da educação superior no Brasil

Imagem: Quero Bolsa Bárbara SchroederGrande reportagem em texto09/08 Entre 2012 e...
Previous article

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here