Imagem: Quero Bolsa
Bárbara Schroeder
Grande reportagem em texto
09/08
Entre 2012 e 2022, o número de estudantes que entraram na universidade na modalidade a distância cresceu 471%. Por outro lado, no mesmo período, o número de ingressantes do presencial diminuiu aproximadamente 25%. Essa tendência tem mudado o perfil de estudante no ensino superior brasileiro e divide opiniões entre especialistas e entidades educacionais. De um lado, os defensores da expansão do EaD argumentam pela democratização do acesso à universidade. Já quem critica a modalidade levanta a bandeira da garantia de qualidade na formação profissional, com base em uma correlação direta entre qualidade e presencialidade. No meio dessa discussão, estão alunos cada vez mais diversos, com histórias que têm como pano de fundo a oportunidade de realizar seus estudos sem dedicação exclusiva, com flexibilidade para administrar o tempo entre família, emprego e educação.
Este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de traçar um panorama do crescimento da modalidade a distância no ensino superior brasileiro, por meio da produção de uma série de reportagens em texto. Para isso, são utilizadas técnicas de jornalismo de dados e recursos multimídia para apresentação do conteúdo.
Palavras-chave: Educação a distância, jornalismo de dados, educação superior no Brasil.
Banca Examinadora:
- Samuel PantojaLima (Orientador)
- Melina de la Barrera Ayres (Jornalista pela UFSC)
- Carlos Augusto Locatelli (Jornalista pela UFSC)