Imagem: Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (UFRGS)
João Wesley
Projeto gráfico-editorial
09/07
O Fazeralinha é um clube de assinatura de jornalismo e literatura que acompanha as transformações da cultura e do comportamento LGBTQIA+. Ele tem o compromisso de mergulhar com profundidade em pautas do cotidiano da comunidade que levem à reflexão e ao pensamento crítico.
Seu conteúdo contempla reportagens, artigos e textos literários sobre diversidade e sexualidade, incluindo discussões sobre saúde sexual e saúde mental, cultura, comportamento e tendências.
“Ser jovem e gay em tempos de HIV e PrEP” é a edição piloto do Fazeralinha. Em formato de grande reportagem, o texto aborda a realidade de jovens de 15 a 24 anos. Isso porque, de acordo com o Ministério da Saúde, entre 2012 e 2022, “um total de 52.415 jovens com HIV, de 15 a 24 anos, de ambos os sexos, evoluíram para aids, mostrando a importância do desenvolvimento da doença nessa faixa etária e a necessidade de envidar esforços para a vinculação aos serviços e a adesão à terapia antirretroviral (Tarv)”. Além disso, a reportagem apresenta histórias de vida que mostram como o acesso a tratamentos antirretrovirais eficazes e a utilização da PrEP permitem que jovens gays tenham uma vida sexual ativa, segura e saudável.
Palavras-chave: Sexualidade; LGBTQIA+; Juventude; Saúde sexual; Projeto editorial; Jornalismo.
Banca Examinadora:
- Tattiana Gonçalves Teixeira (Orientadora)
- Ildo Francisco Golfetto (Professor JOR/UFSC)
- Isabel Colucci Coelho (Professora JOR/UFSC)