Em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), o projeto Além da Banca, criado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destaca três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que proporcionam um diálogo inclusivo sobre a diversidade e as vivências LGBTQIA+.
Em “Seio da Transformação: jornada de homens transexuais”, a jornalista Ana Luíza Pedroso da Silva apresenta uma grande reportagem fotográfica que aborda os diferentes modos como homens transexuais lidam com suas mamas no dia a dia. O trabalho conta com 20 fotos que ilustram o processo de transição de quatro pessoas. O e-book “Seio da Transformação” retrata como esses homens aceitam e convivem com seus seios de formas diversas. O livro traz também as últimas fotografias de alguém que optou por fazer a mastectomia masculinizadora, demonstrando a alegria do processo de aceitação e como isso reflete na autoestima, segurança, confiança e nas relações interpessoais. Para a autora, as imagens capturadas são símbolos poderosos de aceitação do próprio corpo.
“Desnuda: revista digital de moda, comportamento e identidade”, de Aline de Souza Pereira e Matheus da Silveira Bonfim, é uma revista digital que aborda temas relevantes de moda, comportamento e identidade. A Revista Desnuda amplia os debates sobre sociedade e comportamento, com uma análise crítica da moda. A edição piloto explora temas como moda e sustentabilidade, democratização da moda, ciclo de tendências, moda agênero, indumentária de grupos marginalizados, culturas, religiões e a influência da moda na sociedade contemporânea.
E para quem gosta de podcast, “Rodízio de Bolo: um podcast sobre assexualidade e estereótipos”, de Paula Miranda Barbosa, é uma reportagem em áudio composta por três episódios que aborda questões relacionadas à assexualidade, uma orientação sexual que engloba pessoas que sentem pouca, nenhuma ou diferentes formas de atração sexual. O objetivo é explorar as diferentes vivências dentro da comunidade assexual, considerando aspectos como raça, gênero e idade. O podcast conta com entrevistas de pessoas assexuais e especialistas no tema, desmistificando mitos e estereótipos, e demonstrando a variedade de experiências dentro do espectro assexual.
Esses três TCCs mostram o comprometimento dos estudantes de Jornalismo da UFSC em dar visibilidade para pautas LGBTQIA+ no ambiente acadêmico. São temas essenciais para a construção de uma educação mais igualitária, inclusiva e respeitosa. Ao reconhecer e valorizar a diversidade, as instituições de ensino contribuem para a formação de profissionais conscientes, empáticos e preparados para atuar em uma sociedade plural.
O projeto Além da Banca tem como objetivo levar os TCCs do curso de Jornalismo da UFSC para além do ambiente acadêmico, tornando-os acessíveis a um público mais amplo. O projeto valoriza os trabalhos dos estudantes e estimula a discussão sobre temas relevantes na sociedade. Para obter mais informações sobre o projeto, visite o Instagram do Além da Banca.