No Mês do Orgulho, três produções de alunos do curso de Jornalismo da UFSC promovem a visibilidade da comunidade LGBTQIA+

Em celebração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), o projeto Além da Banca, criado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destaca três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que proporcionam um diálogo inclusivo sobre a diversidade e as vivências LGBTQIA+.

Em “Seio da Transformação: jornada de homens transexuais”, a jornalista Ana Luíza Pedroso da Silva apresenta uma grande reportagem fotográfica que aborda os diferentes modos como homens transexuais lidam com suas mamas no dia a dia. O trabalho conta com 20 fotos que ilustram o processo de transição de quatro pessoas. O e-book “Seio da Transformação” retrata como esses homens aceitam e convivem com seus seios de formas diversas. O livro traz também as últimas fotografias de alguém que optou por fazer a mastectomia masculinizadora, demonstrando a alegria do processo de aceitação e como isso reflete na autoestima, segurança, confiança e nas relações interpessoais. Para a autora, as imagens capturadas são símbolos poderosos de aceitação do próprio corpo.

“Desnuda: revista digital de moda, comportamento e identidade”, de Aline de Souza Pereira e Matheus da Silveira Bonfim, é uma revista digital que aborda temas relevantes de moda, comportamento e identidade. A Revista Desnuda amplia os debates sobre sociedade e comportamento, com uma análise crítica da moda. A edição piloto explora temas como moda e sustentabilidade, democratização da moda, ciclo de tendências, moda agênero, indumentária de grupos marginalizados, culturas, religiões e a influência da moda na sociedade contemporânea. 

E para quem gosta de podcast, “Rodízio de Bolo: um podcast sobre assexualidade e estereótipos”, de Paula Miranda Barbosa, é uma reportagem em áudio composta por três episódios que aborda questões relacionadas à assexualidade, uma orientação sexual que engloba pessoas que sentem pouca, nenhuma ou diferentes formas de atração sexual. O objetivo é explorar as diferentes vivências dentro da comunidade assexual, considerando aspectos como raça, gênero e idade. O podcast conta com entrevistas de pessoas assexuais e especialistas no tema, desmistificando mitos e estereótipos, e demonstrando a variedade de experiências dentro do espectro assexual.

Esses três TCCs mostram o comprometimento dos estudantes de Jornalismo da UFSC em dar visibilidade para pautas LGBTQIA+ no ambiente acadêmico. São temas essenciais para a construção de uma educação mais igualitária, inclusiva e respeitosa. Ao reconhecer e valorizar a diversidade, as instituições de ensino contribuem para a formação de profissionais conscientes, empáticos e preparados para atuar em uma sociedade plural.

O projeto Além da Banca tem como objetivo levar os TCCs do curso de Jornalismo da UFSC para além do ambiente acadêmico, tornando-os acessíveis a um público mais amplo. O projeto valoriza os trabalhos dos estudantes e estimula a discussão sobre temas relevantes na sociedade. Para obter mais informações sobre o projeto, visite o Instagram do Além da Banca.

Você pode gostar também

TCCs de Jornalismo da UFSC são destaque em premiações nacionais

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos por estudantes...

Confira as defesas de TCC do Curso de Jornalismo no semestre 2025.1

As bancas avaliadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso...

TCCs antigos são usados para formar novos jornalistas

Você sabia que os TCCs podem ser usados em...

ANSIEDADE COM O TCC?

A produção e a apresentação do Trabalho de Conclusão...