Imagem: David Berg, fundador e líder do Children of God (reprodução)
Julia Magalhães e Laura Miranda
Livro-reportagem
03/07
Este Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo tem como objetivo discorrer sobre a atuação da seita religiosa Meninos de Deus/A Família Internacional no Brasil, em formato de livro-reportagem. O trabalho é focado nas vivências da segunda geração de membros do grupo, composta por pessoas que nasceram dentro da seita. A pesquisa deve traçar, através de uma investigação, a forma como o culto se instaurou no país, abordando como funcionavam suas comunidades e o modo de vida dentro de um sistema recluso, além de proporcionar um espaço de fala e visibilidade para as pessoas que podem ter sido vítimas de abusos e violações de direitos ao longo de sua história.
A seita Meninos de Deus/A Família Internacional foi fundada na Califórnia, nos Estados Unidos, por David Berg, e instalada no Brasil em 1973, com a criação de uma comunidade no Rio de Janeiro. Muito pouco foi divulgado na imprensa brasileira sobre essa presença no país, mas existem milhares de relatos e registros de que o Brasil foi (e talvez ainda seja) um dos maiores pólos existentes dos Meninos de Deus. Com um livro-reportagem, que permite um espaço maior para a construção dessa narrativa, a intenção é traçar a história dessa sociedade alternativa e proporcionar um local onde ex-membros possam contar suas histórias.
Palavras-chave: Seitas; comunidades alternativas; Os Meninos de Deus; A Família Internacional; alienação, negacionismo, abuso sexual.
Banca Examinadora:
- Samuel Pantoja Lima (Orientador)
- Isabel Colucci Coelho (Professora JOR/UFSC)
- Angelina Nunes (Jornalista convidada)