Você sabia que os TCCs podem ser usados em sala de aula para formar novos jornalistas?
É isso que o professor Fernando Crocomo faz na disciplina de Grande Reportagem em Vídeo, ministrada no semestre 2024.2.
Foram 10 TCCs em formato de grande reportagem em vídeo (ou documentário) escolhidos para apresentação em sala. Os estudantes assistem, conversam com os autores e debatem sobre a produção, o caráter e o resultado do trabalho.
Dessa forma, é possível manter a memória e o contato com os egressos do JOR/UFSC. E, assistindo alguns TCCs em vídeo, os graduandos ficam mais familiarizados com o que esse trabalho pode ou deve ser em questões de qualidade de informação e ética, por exemplo.
Confira o depoimento de alguns egressos entrevistados para essa disciplina. Eles falam um pouco sobre a produção dos TCCs.
“Foi uma correria porque assim, a gente não tinha roteiro pronto e a gente gravou muita coisa. Gravamos 45 horas. Não façam isso! A gente não tinha um pré-roteiro, a gente saiu gravando enlouquecidamente e depois a gente começou a montar o roteiro, então o Zé [Hamilton Ribeiro] mesmo falou ‘Vocês são loucas, vocês estão fazendo uma novela’, porque a gente gravou 45 horas para fazer 45 minutos, era muito trabalho, sabe?” – Sarah Espíndola
José Hamilton Ribeiro: o repórter
TCC de Sarah Espíndola e Ludmilla Gadotti Bolda
Orientação: Fernando Crocomo
“É essencial escolher um tema que a gente se apaixone por ele, tenha tesão de ir atrás das coisas, se envolver mesmo com o tema. Caso contrário, nós não vamos colocar o suor necessário para fazer aquilo acontecer, explorando todos os caminhos que aquele tema nos proporciona. Mas também não é bom se envolver tanto a ponto de não enxergar o que ele realmente é. Tem que equilibrar o envolvimento com os fatos” – Luiz Tasso Neto
Volta à Ilha em 16mm
TCC de Luiz Tasso Neto
Orientação: Fernando Crocomo e Áureo Moraes
“Eu tinha medo da auto traição do editor. Quando você conhece demais sobre um assunto, tudo vira óbvio. Então, eu precisava que isso não acontecesse, porque eu tinha feito a pesquisa, o roteiro, tinha gravado, estava editando. Eu precisava que qualquer pessoa que sentasse para assistir entendesse do que eles estavam falando. Então eu editava uma versão, mostrava pro meu irmão, aí meu irmão hiper crítico com tudo assistia e falava o que ele achava” – Paula Barbabela
Berro
TCC de Paula Barbabela e Marina Simões
Orientação: Fernando Crocomo